.

 

 

 

 

clique sobre a imagem para a aumentar

clique sobre a imagens para as aumentar de tamanho

clique sobre a imagem para a aumentar

 

clique sobre a imagem para a aumentar

 

 

clique sobre a imagem para a aumentar

 

 

clique sobre a imagem para a aumentar

 

 

 

 

clique sobre a imagem para a aumentar

 

 

A Quinta da Cela, património da Sociedade Agrícola Quinta da Cela, Lda, situada no Lugar da Cela, Freguesia de São Jorge de Vizela, Concelho de Felgueiras, Quinta Agrícola,encontra-se em processo de transformação para apoio ao Turismo Rural, tendo-se reconvertido as estruturas das habitações antigas e implementado estruturas pré fabricadas de abrigo aos animais, inseridas no bosque.

Estas áreas funcionais e espaciais pretendem recuperar e dinamizar o antigo núcleo residencial da Quinta, tendo-se implementado uma churrasqueira coberta com larera e forno de lenha e equipamento de apoio, adega antiga com cascos recuperados, Rota dos Vinhos Verdes (Rota Verde) com sala de provas e espaço muesológico e piscina inluíndo Balneários e Sala de Banho, como actividades recreativas e dando continuidade no tempo, a espaços de apoio à área agrícola a manter e a revitalizar como o repovoamento com espécies octótones de ovelhas da Serra da Estrela com marca de exploração nº BFE63 passada pela Direcçã0 Geral de Veterinária e um Canil com Afixo de criador nº 056888 de Cães Serra da Estrela de pêlo comprido registados no Livro de Origens Português L.O.P..

As alternativas de dinamização e apoio ao Turismo, passam por dar forma e função às restantes construções existentes, antiga casa de caseiros e sequeiro,adaptada em Clube do Centro Hípico da Cela e Posto de Vendas de Produtos Tradicionais.

Numa área localizada nas proximidades das entradas da quinta, de fácil acesso e mantendo um determinado distanciamento do núcleo residencial, o Centro Hípico da Cela é composto por:

Área social - inserida na antiga casa de caseiros, no 1º piso, a habitação do tratador /feitor e Professor de Equitação e no piso inferior uma área social, com bar /restaurante /sala de estar, com estrita ligação ao Centro Hípico o Clube do Centro Hípico.

Posto de venda - situado no antigo sequeiro, recuperado e revitalizado, mantendo-se toda a sua estrutura volumétrica original. No piso térreo pode observar-se uma cozinha tradicional com lareira, onde se confeccionam os enchidos e petiscos característicos da região, que serão comercializados no próprio local e no 1º piso um escritório com sala de banho de apoio.

Boxes e picadeiro - duas estruturas novas, para funcionamento do Centro Hípico, própriamente dito. As construções encontram-se localizadas de forma coesa no espaço, articulando-se entre si de forma orgânica e com interrelações espaciais e funcionais.A topografia natural do terreno, criou duas plataformas distintas ,com funções igualmente distintas, localizando-se o Centro Hípico numa plataforma inferior, o que permite quebrar a volumetria das construções de maior dimensão e numa plataforma mais elevada as construções existentes, que albergam a área social e posto de venda sem contudo ser perdida a ligação intrínseca entre as várias componentes do complexo e a envolvente próxima. As construções existentes, em granito, são mantidas com a mesma linguagem a nível de materiais empregues.

A linguagem empregue nas construções novas, procura articular-se com as pré-existentes sem as descaracterizar e conferindo-lhe continuidade. A madeira utilizada no Centro Hípico, impõe-se à frieza da pedra, aligeirando as volumetrias.

O novo e o antigo interligam-se, sem que seja desvirtuada a essência da imagem que se pretende transmitir.

Ovil - A préfabricação para abrigo das ovelhas insere-se na paisagem de bosque em crescimento, constituido por castanheiros, Faias, carvalhos, nogueiras e outras espécies e o terreno foi desde tempos longíncuos arado e destinado a cultivo de pastagem e linho, assegurando-se desta forma a continuidade em forragem verde.

As ovelhas utilizarão os 6,3 há da Quinta de Outubro a Março e no restante 2,3 há com pasto permanente, onde as cercas serão criteriosamente executadas.

 

 

principal | turismo rural | rota dos vinhos | história | instalações | animação turística | contactos | tour  | localização

Copyright ® - 2000 Quinta da Cela
Todos os direitos reservados.

concepção e realização: sitefish.com